Pesquisar

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PARQUE DO COCÓ - Trilhas reabertas para visitas

Obras de recuperação estão sendo concluídas com atraso devido à extensão da quadra chuvosa, diz a Semace

Na manhã de domingo de sol tímido e clima ameno, ideal para passeios ao ar livre e em meio ao verde, os fortalezenses ganharam de volta o principal espaço para o contato direto com a natureza na Capital.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reabriu, ontem, as trilhas Principal e da Lagoa/Azeitona na área do Parque do Cocó. Elas estavam interditadas há quase quatro meses para reparos em função de estragos causados pelas chuvas. Apenas a Trilha do Rio continua indisponível para visitação, com previsão de liberação até o próximo fim de semana.

As trilhas do Parque do Cocó foram interditadas no último mês de maio, com previsão inicial de
conclusão dos trabalhos de recuperação dos espaços em 60 dias, ou seja, em julho passado. Os
caminhos ficaram tomados de buracos e lama, além da enxurrada provocar desgaste nas passarelas, impedindo a passagem das pessoas em vários pontos. O gerente do espaço, Inácio Prata, esclarece que a reforma nas trilhas sofrem atraso em função da extensão da quadra chuvosa.

Os trabalhos de recuperação envolveram a restauração das passarelas, da sinalização e dos bancos, com a substituição da madeira podre por nova; limpeza geral e a regularização do piso, com a aplicação de substratos de pedra para evitar escorregões dos frequentadores. A Trilha Principal tem um total de 1.365 metros, num percurso que vai da Avenida Sebastião de Abreu à Padre Antônio Tomaz; enquanto a Lagoa/Azeitona tem cerca de 800 metros e a Trilha do Rio se estende por 240 metros. Os caminhospermitem aos visitantes se aproximem da natureza e conhecerem um pouco mais da fauna e flora.

Na reabertura das trilhas, amantes do Parque do Cocó não se fizerem de rogados. Tão logo foi
autorizada a entrada, por volta das seis da manhã, já começaram a circular a pé ou de bicicleta.
Muitos não dispensaram as corridas. Homens e mulheres, jovens ou idosos, sozinhos ou acompanhados, muitas crianças, famílias inteiras, todos queriam aproveitar o passeio. "Já estava com saudade", comentou o aposentado José Dias, freqüentador assíduo Para ele, "o Parque do Cocó é um patrimônio de Fortaleza e esse pedaço com as trilhas é todo especial. A gente se integra à natureza e percebe a importância de preservá-la. É muito bom ter tudo isso de volta".
O administrador Sérgio Brito foi outro que elogiou a reabertura das trilhas. Ele levou a esposa e os dois filhos pequenos para passear ontem por ali. "É uma beleza, ideal para passeios em família", comentou. A administradora Raquel Pessoa passeava pela Trilha Principal com o pequeno Bernardo, de apenas dois anos. "O lugar é ótimo para as crianças, que vão logo aprendendo a curtir e preservar a natureza", afirmou.
Outros freqüentadores aproveitaram para elogiar a segurança nas trilhas, com a presença de homens da Companhia de Polícia Militar Ambiental a pé ou de bicicleta. Por seu lado, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, disse que a reabertura das trilhas tem o caráter de importância social.
FERNANDO BRITO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Acontece em outubro:


As informações deste site foram gentilmente inseridas pelos Convention & Visitors Bureaux e Secretarias de Turismo de todo o Brasil, sendo o conteúdo de responsabilidade dos mesmos. Ressaltamos que possíveis alterações poderão ocorrer ao longo do tempo, sendo importante confirmar os dados junto aos organizadores de cada evento.