Pesquisar

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Matéria sobre o Fortaleza Convention Bureau na Revista dos Eventos de 1999

Ceará divulga primeiro calendário de eventos 99
Da Redação
Primeiro calendário de eventos/99
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FC&VB), principal órgão local a captar eventos para a capital cearense, divulgou o primeiro calendário dos eventos que serão realizados na cidade ao longo do ano de 99. São ao todo 38 eventos. A grande maioria acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, que atualmente passa por obras de ampliação.
Setor de turismo que mais cresce, o turismo de eventos engloba turistas de negócios e tecnologia. Atualmente, congressos e convenções têm uma participação de 1,8% no bolo mundial de negócios em turismo. O trade de Fortaleza tem estado atento a este filão e, sobretudo através do trabalho desenvolvido pelo FC&VB, vem procurando captar eventos para Fortaleza, principalmente nos períodos de baixa temporada. Os congressos, convenções e seminários geram a necessidade de hospedagem e alimentação para os participantes, dando um novo alento a hotéis, bares e restaurantes.

FC&VB é novo membro da ICCA
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FC&VB) é o mais novo membro da The Internation Meetings Association (ICCA), entidade com sede executiva em Amsterdã, na Holanda, que congrega os diversos setores ligados a eventos e convenções, divididos em categorias. A adesão foi concretizada durante a 3ª Reunião Anual do Comitê Brasileiro da ICCA, ocorrida no Seara Praia Hotel, em Fortaleza, no final do mês de outubro passado (ver matéria na pág.16). A associação à ICCA permite ao FC&VB participar de uma rede mundial de 460 organizações da indústria de congressos. Além disso, passará a ter acesso a um banco de dados com mais de 50 mil eventos que anualmente procuram destinos que ofereçam boas condições para sediá-los.
De acordo com o diretor executivo do Fortaleza Convention, Walter Cabral, o órgão procurará trazer para a capital cearense diversos eventos que se enquadrem no espaço disponível no Centro de Convenções e demais salões de convenções espalhados pela cidade. Segundo ele, mais de 80% dos eventos constantes do banco de dados da ICCA contam com cerca de mil participantes, o que credencia Fortaleza a sediá-los.
Por outro lado, o Fortaleza Convention ganhará com a troca de informações com os demais membros da ICCA, como agências de viagens, companhias aéreas, organizações de eventos, centros de convenções e outros. E terá maiores oportunidades para melhorar o atendimento e a qualificação profissional, visando o desenvolvimento do mercado de reuniões, seminários, congressos e outras programações do gênero.
Como um primeiro resultado da adesão à ICCA, a capital cearense já é candidata a sediar dois importantes eventos de caráter internacional. Walter Cabral, contudo, prefere não divulgar quais são eles: "Vamos aguardar um pouco. Há outras cidades disputando os eventos". O diretor executivo do FC&VB considera de fundamental importância a captação de eventos para Fortaleza como forma de revitalizar o trade turístico durante os períodos de baixa estação.
Para isso, ressalta como indispensáveis a reforma e ampliação do Centro de Convenções Edson Queiroz, embora representem uma solução a curto prazo para o problema de espaço para grandes eventos em Fortaleza. "A médio e longo prazo, faz-se necessária a construção do Parque de Feiras e Exposições de Fortaleza, que nos dará a oportunidade de sediar eventos de caráter internacional e de grande porte", avalia Walter Cabral, lembrando que o turismo de eventos é um setor que ano a ano vem tendo grande crescimento e proporciona grande rentabilidade, em especial para o governo, já que cerca de 11% do que se gasta em congressos e convenções redundam em impostos.

Parceria
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FC&VB) e a Associação Brasileiras das Empresas de Eventos (ABEOC) trabalharão juntos na captação de eventos a serem realizados em Fortaleza. A proposta de trabalho conjunto foi apresentada por Eliseu Barros, Walter Cabral e Indira Guimarães, respectivamente presidente, diretor executivo e diretora administrativo-financeira do FC&VB na reunião mensal da ABEOC, que aconteceu no final do outubro, no Caesar Park Hotel, em Fortaleza. Segundo Eliseu Barros, graças aos organizadores de eventos que captaram congressos, convenções e seminários para o período de baixa estação, os hotéis de Fortaleza tiveram excelente taxa de ocupação neste ano de 98.
Por isso, o trabalho conjunto entre as duas entida des foi proposto. A parceria tende a fortalecer tanto a imagem do FC&VB, como representante do Ceará no cenário de captação de eventos, como a da ABEOC, como uma entidade neutra que congrega todas as associações do trade turístico. Eliseu Barros avalia que, com o suporte institucional do Convention Bureau, também será possível realizar um projeto de cooperação em folheteria para a captação e alavancagem de eventos para Fortaleza.
Para ver a reportagem completa acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Acontece em outubro:


As informações deste site foram gentilmente inseridas pelos Convention & Visitors Bureaux e Secretarias de Turismo de todo o Brasil, sendo o conteúdo de responsabilidade dos mesmos. Ressaltamos que possíveis alterações poderão ocorrer ao longo do tempo, sendo importante confirmar os dados junto aos organizadores de cada evento.