Pesquisar

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Matéria sobre o turismo de eventos como negócios em Fortaleza - publicada no site Unimob - Universo Imobiliário


Negócios em Fortaleza - Capital Cearense e o turismo de eventos
Por Michelli Cavalcante

Indira Guimarães, Diretora Administrativa Financeiro da Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FCVB), afirma que o setor de turismo de eventos está crescendo, porém é necessário investir em infra-estrutura. “Há falta de um Centro de Convenções maior e com mais infra-estrutura de forma a acompanhar o tamanho da nossa oferta hoteleira e a demanda de eventos.”
Além de atrair os visitantes pela beleza natural da região, o Ceará também chama atenção quando o assunto é Turismo de Eventos. O Estado atrai cada vez mais feiras e convenções. Recentemente, a Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FCVB) realizou uma pesquisa com os eventos realizados por ela, que demonstra o potencial do setor na região.
A empresa foi criada há 11 anos para trabalhar Fortaleza como destino para o turismo de eventos e fortalecer o visitors, segundo Indira Guimarães, Diretora Administrativa Financeiro da FCVB. “O FCVB se envolve na captação de congressos, reuniões, encontros, seminários e diversos outros eventos de encontros de classe, de profissão, esportivos, empresariais ou culturais, além de trabalhar em conjunto com a ABIH, Setfor e Setyr a promoção do visitors.”
Indira ainda explica que uma Pesquisa de Impactos Econômicos do Turismo de Eventos é realizada anualmente pelo Fortaleza Convention. “O Turismo de Eventos rendeu mais de 700 milhões de reais para o Ceará em 2006”, declara. No ano passado, segundo a pesquisa, 1.576.056 participantes estiveram presentes em 136 eventos realizados em Fortaleza. Desse total, 32,8%, ou seja, 516.946,37 pessoas eram turistas. Em 2006, o FCVB captou e apoiou a captação de 75 eventos para o Ceará, com previsão de 70.000 participantes.
De acordo com a pesquisa, a maior quantidade de eventos por mês foi observada em novembro, quando o Ceará recebeu 22 ações desse setor. Os outros meses de maior incidência foram setembro, com 17; e outubro, julho e agosto, com 15. Os meses com menor movimento nessa área de turismo foram fevereiro, quando ocorreram apenas três ações, e janeiro e junho, com quatro. Os números reforçam a importância do turismo de eventos para a economia do Estado nos períodos de baixa estação trazendo turistas e movimentando a economia local. O turismo de eventos se consolida como sendo um dos tios de turismo mais importantes para a consolidação de um destino turístico agregando valor com um turista de poder aquisitivo interessante.
O turismo de eventos cresceu muito, trazendo Fortaleza para uma posição importante nacional e internacionalmente. O trade se profissionalizou e evoluiu acolhendo o turista de forma receptiva, o que segundo Indira estimula seu retorno. “As empresas organizadoras também cresceram assumindo uma posição muito mais profissional e competitiva hoje”,completa a diretora.
Atualmente a maioria dos eventos realizados na cidade se concentra entre o Centro de Convenções Edson Queiroz e hotéis da orla marítima, devido à infra-estrutura ser mais favorável à realização desses eventos nessa região. Indira Guimarães acredita que o setor ainda possui uma grande falha. “A falta de um Centro de Convenções maior e com mais infra-estrutura de forma a acompanhar o tamanho da nossa oferta hoteleira e a demanda de eventos”, finaliza.
Em outubro, Fortaleza receberá o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia com 8000 participantes.
Entrevistada: Indira Guimarães
Diretora
Fortaleza Convention & Visitors Bureau
Site: http://www.fortalezaconvention.com.br/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Acontece em outubro:


As informações deste site foram gentilmente inseridas pelos Convention & Visitors Bureaux e Secretarias de Turismo de todo o Brasil, sendo o conteúdo de responsabilidade dos mesmos. Ressaltamos que possíveis alterações poderão ocorrer ao longo do tempo, sendo importante confirmar os dados junto aos organizadores de cada evento.