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sexta-feira, 27 de julho de 2007

Matéria sobre o planejamento estratégico do turismo para 10 anos elaborado pelo Forum do Turismo - Revista dos Eventos

PLANEJAMENTO
Com o intuito de agregar valores e esforços, desenvolver novas idéias e influir de forma permanente no engajamento da comunidade para a excelência do turismo, o Fórum do Turismo, integrado ao Pacto de Cooperação do Ceará, lançou o Planejamento Estratégico de Articulação para os próximos dez anos.
O documento é dividido em seis áreas de atuação distintas, mas inter-relacionadas: política, capacitação e treinamento, infra-estrutura, eventos, educação e cultura, e comunicação. Cada uma delas representa a síntese das ações que o Fórum de Turismo tenciona implementar ao longo dos próximos anos. De acordo com a coordenadora do Fórum, Indira Guimarães, o planejamento estratégico busca soluções preventivas que contem com o envolvimento da sociedade e possam evitar problemas no futuro para o setor de turismo.

ATA DE INTENÇÃO
Por iniciativa da Abeoc/Ce, com o apoio da Setur, do Fortaleza Convention & Visitors Bureau e do Sebrae/CE, foi elaborada Ata de Intenção (Carta de Fortaleza) objetivando incluir o setor de turismo, em particular o turismo de eventos, na pauta permanente de discussões do Mercosul. O documento foi preparado por ocasião do Seminário sobre Política de Captação de Eventos para o Mercosul, realizado em Fortaleza, que em suas conclusões defendeu que os representantes oficiais das entidades classistas que representam o segmento de organização e promoção de eventos dos países do Mercosul venham a constituir um grupo de trabalho no âmbito das reuniões especializadas em turismo do Mercosul - RET Mercosul.
Caberá à Abeoc nacional a responsabilidade de fomentar as futuras reuniões do grupo de trabalho, sendo os seguintes os oito pontos fundamentais a serem desenvolvidos pelo grupo:
1) estimular a criação e geração de eventos entre os países do Mercosul;
2) maximizar a realização de eventos no âmbito geográfico do Mercosul;
3) organizar um sistema de informações corporativas entre os eventos itinerantes no Mercosul;
4) desenvolver mecanismos de pesquisa e investigação de mercados com o objetivo de identificar a demanda de destinos para eventos com maior precisão e clareza;
5) considerar que o Plano de Promoção da América Latina deve ter uma definição estratégica e institucional útil para a promoção e capacitação de eventos;
6) firmar o compromisso de organizar novas reuniões para dar continuidade aos termos pactuados na Ata de Intenção;
7) convidar os representantes dos Conventions Bureaux e dos órgãos oficiais de turismo de cada um dos países integrantes do Mercosul a participar das próximas reuniões;
8) dar ampla divulgação do documento junto às instâncias superiores e demais setores de interesse em cada país integrante do Mercosul.

Para acessar a matéria :http://www.revistadoseventos.com.br/bn_conteudo.asp?cod=167

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